Segundo a nota técnica produzida pelo Porto de Lisboa, foi feita uma análise a um conjunto de locais em Lisboa que poderiam receber o ferry, tendo por base um conjunto de critérios: “a extensão de cais, fundos, espaço de plataforma para localizar as instalações de tratamento do embarque/desembarque de passageiros, dos serviços alfandegários e dos serviços de segurança, acessibilidades rodoviárias e espaço para embarque/desembarque de veículos e proximidade de transportes públicos”.
Das possibilidades avaliadas a análise aponta o Cais da Pedra, com um comprimento de cerca de 160 metros e fundos de 5,50 metros, como a solução mais viável atendendo aos critérios definidos nesta prospeção.
Para Paulo Cafôfo, a ligação marítima Funchal-Lisboa permitirá alargar a base de potenciais utilizadores da ligação e maximizar a oferta turística integrada entre as duas cidades, bem como na região atlântica circundante. “Sem dúvida que é uma excelente notícia e é mais um passo no caminho que faremos para lançar o concurso público internacional da linha ferry na próxima legislatura, com ligação semanal a Lisboa”.