A política de investimento na economia do mar a ser promovida num Governo PS liderado por Paulo Cafôfo assenta na ideia de desenvolvimento sustentável, com equilíbrio entre as dimensões económica, ambiental e social. “A Madeira é responsável por 27% da Zona Económica Exclusiva do Mar português, um território 552 vezes maior do que o terrestre. Está nas nossas mãos potenciar de forma sustentável este recurso para benefício de todos os madeirenses e porto-santenses”, afirma Paulo Cafôfo.
O candidato esteve esta sexta-feira em Câmara de Lobos e reuniu-se com um grupo de pescadores para conhecer as suas necessidades e problemas e apresentar as soluções propostas pelo PS ao nível da pesca, tendo em vista a sua competitividade e modernização.
São várias as medidas propostas por Paulo Cafôfo no domínio da pesca, destacando-se o investimento na melhoria das condições de operação e de segurança a bordo das embarcações de pesca, a promoção da qualificação e da inovação na atividade da pesca, para melhorar a atratividade da classe profissional dos pescadores e se tornar numa opção de carreira para os jovens e investir em infraestruturas e tecnologias de processamento para um melhor aproveitamento do peixe comercial e aproveitamento integral dos produtos da pesca, com a finalidade de aumentar a rentabilidade e o rendimento dos profissionais da pesca.
“Temos de investir na renovação da frota de pesca, não para aumentar o esforço de pesca mas sim para melhorar a eficiência e a sustentabilidade das operações, para promover a introdução da automação, tecnologias de pesca de precisão e energias renováveis”, afirma Paulo Cafôfo.
A estratégia do PS para a economia do mar preconiza uma gestão inteligente do mar, com a aposta nas tecnologias oceânicas, incentivando a fixação de empresas ligadas à inovação, fator que pode ser gerador de riqueza e criador de postos de trabalho qualificados e bem remunerados. Uma proposta que, no entender do candidato socialista, pode também contribuir para fixar os jovens e estancar a emigração.
A par disso, Paulo Cafôfo lembra as potencialidades que o mar oferece em termos turísticos, destacando o peso que o setor do turismo representa para a economia madeirense. Não obstante, o candidato do PS-M frisa que esta governação inteligente e responsável do mar implica, simultaneamente, a exploração sustentável dos recursos marinhos, protegendo o ambiente e criando soluções para vencer as alterações climáticas.