InícioAtualidade“Investimento público das autarquias não pode ser travado”, defende PS

“Investimento público das autarquias não pode ser travado”, defende PS

O deputado Paulo Cafôfo, porta-voz do grupo, falou à comunicação social, na Levado do Poiso, local onde a Câmara Municipal da Ponta de Sol pretende levar avante a construção de uma estrada, como forma de melhorar a acessibilidade da freguesia dos Canhas.  

“Uma obra importante numa perspetiva de desenvolvimento integral, principalmente aqui, um concelho rural, das zonas altas da Ponta de Sol”, sublinhou, defendendo que o “investimento público das Autarquias não pode ser travado”.

O deputado explicou assim que a autarquia procurou financiamento, através de um empréstimo, para realização desta obra, a par de outras duas que são fundamentais para o futuro da Ponta de Sol”, mas, aponta que “infelizmente, a Assembleia Municipal e o PSD votaram contra esta obras”

Paulo Cafôfo refere mesmo que “há aqui um bloqueio político claro, em que o PSD procura não deixar fazer uma obra que foi prometida, precisamente, pelo PSD, há muitos anos”.

O socialista aponta ainda que a “população deseja esta obra e que o PS não irá desistir desta sua reivindicação de melhoria das acessibilidades nestas zonas do concelho da Ponta de Sol”.

Paulo Cafôfo lembrou ainda que o PS tem defendido, na Assembleia Legislativa da Madeira, através do seu grupo parlamentar, a celebração de contratos-programa, explicando que os mesmos são importantes instrumentos financeiros para que o Governo Regional possa apoiar as Autarquias, dinamizando a economia local nos projetos de grande interesse.

“Ora, até à data, o Governo Regional não tem aprovado qualquer contrato-programa com as autarquias que não são da cor política do PSD”, frisou.

Paulo Cafôfo diz mesmo: “se PSD local não apoia nesta empreitada, esperemos que o PSD no Governo Regional possa fazê-lo, e possa ajudar com um contrato-programa”.

“Até porque o presidente do Governo Regional, enquanto presidente da Câmara Municipal do Funchal, por exemplo, recebeu durante os seus mandados 70 milhões de euros de contratos-programa do Governo Regional à data”, recordou.  

Paulo Cafôfo conclui, referindo que “estou certo que, tanto o grupo parlamentar do PS, como a Câmara Municipal da Ponta de Sol irão desenvolver todos os esforços para que estas empreitadas sejam uma realidade”.

 

Autarquia reforça compromisso junto da população

A presidente da Câmara Municipal da Ponta de Sol, Célia Pessegueiro, aproveitou o momento para destacar o apoio que o Grupo Parlamentar do PS-Madeira vem fazendo juntos das autarquias que não têm tido qualquer atenção por parte do Governo Regional.

Célia Pessegueiro reforça assim que “não vamos desistir deste projeto”, referindo ainda que, neste momento são “as pessoas que nos pedem que não se desista destas obras”.

A autarca aponta ainda contradições à oposição, referindo que “a verdade é que até o próprio PSD diz não estar contra estes projetos, mas na realidade acabou por votar contra aquilo que poderia viabilizar estas obras”

“Viemos assim reafirmar junto da população que não vamos desistir destes projetos. E que vamos continuar a trabalhar para garantir que estas obras vão para o terreno, porque esta é também a ambição e a expectativa das pessoas da Ponta de Sol”, conclui.