Marta Freitas visitou, juntamente com Célia Pessegueiro, o local onde será construída a nova infraestrutura e salientou o esforço da autarca e do Governo da República «no sentido de encontrar uma melhor solução para a esquadra da Ponta do Sol. A parlamentar adiantou que neste momento decorre a fase final do projeto de execução, pelo que em breve será lançado o concurso, devendo a construção ter início já no próximo ano. Tal como explicou, as novas instalações serão compostas por várias valências, nomeadamente gabinetes para a brigada de trânsito e segurança rodoviária, sala para a brigada de investigação criminal e um gabinete para apoio à vítima.
Destacou também o trabalho que os deputados do PS-Madeira na Assembleia da República têm feito junto dos governantes, no sentido de encontrar respostas e medidas que vão ao encontro das necessidades dos madeirenses e porto-santenses. Tal como adiantou, estão a ser levados a cabo significativos avanços, estando também em fase de conclusão os projetos para outras esquadras da Madeira, nomeadamente as do Porto Moniz, Ribeira Brava e Santa Cruz. Em curso está igualmente o processo da esquadra do Porto Santo e, em fase de negociações com as autarquias, estão a ser encontradas soluções para Machico e Calheta. Prevista está ainda uma intervenção no Comando Regional em 2022.
Marta Freitas sublinhou o facto de o Executivo ter já destinado cerca de 6,6 milhões de euros para a construção e reabilitação de esquadras na Região, num total de 8 intervenções, sendo que a da Ponta do Sol deverá ser a primeira, prevendo-se que vá para o terreno no próximo ano.
Perante estas evidências, a deputada socialista salientou que, «ao contrário do que alguns partidos têm anunciado, este processo não está parado» e estão a haver avanços. «Não basta exigir ou gritar na comunicação social para Lisboa. É preciso um trabalho, uma negociação, um diálogo», vincou, criticando a incoerência dos deputados do PSD-M, que votaram contra o Orçamento do Estado e, posteriormente, congratularam-se com o facto de estes dossiês estarem em andamento.