Paulo Cafôfo lançou o repto ao Executivo numa conferência de imprensa realizada esta manhã, junto ao centro de saúde do Bom Jesus, altura em que deu conta do facto de estarmos a viver um momento complexo, de crescimento do número de infeções. «É importante que saibamos se estamos, ou não, preparados para enfrentar este aumento exponencial de pessoas infetadas pela Covid-19», declarou.
O líder dos socialistas madeirenses lembrou que o confinamento e o fecho da economia tiveram como objetivo robustecer o Serviço Regional de Saúde para estar preparado em termos de recursos humanos, de aquisição de equipamentos e adaptação de espaços, pelo que «importa saber se o Governo Regional acautelou esta situação, num momento em que estamos com um aumento de casos, porque ficamos preocupados quando ouvimos recentemente o presidente do IASAÚDE a dizer que um surto de Covid-19 na Madeira seria catastrófico».
Paulo Cafôfo vincou que, para que seja possível transmitir tranquilidade e confiança às pessoas, é necessário esse esclarecimento por parte do Governo Regional, nomeadamente no que diz respeito à nossa capacidade de testagem, de vigilância epidemiológica e outras medidas adequadas à situação, bem como a capacidade máxima instalada em termos de internamentos e de cuidados intensivos. «Isto é importante, no sentido de tranquilizar as pessoas para que, a par dos profissionais em quem confiamos, também possamos confiar nas respostas em situações mais gravosas», referiu.
O também deputado aproveitou ainda para deixar uma palavra de confiança aos profissionais de saúde, pela coragem, competência e brio profissional como têm lidado com a pandemia. Dirigiu-se igualmente aos madeirenses e porto-santenses, apelando ao sentido de responsabilidade de cada um e aconselhando a que todos sigam as orientações das autoridades de saúde.