O parlamentar socialista lembrou que este assunto começou a ser trabalhado já desde 2017 e afirmou que se trata de uma questão muito importante, atendendo a que existem na Madeira algumas situações que exigem «um investimento urgente do Estado». «Nós não aceitamos que haja muito mais atrasos nesta matéria. Já bastou entre 2012 e 2015 não ter havido nenhuma decisão sobre nenhum investimento na Região Autónoma da Madeira. É preciso, agora, acelerar», sustentou o deputado, junto ao edifício onde será criada a nova esquadra.
Carlos Pereira destacou, aliás, o facto de o autarca machiquense ter conseguido apressar o processo, identificando o imóvel que está em condições para ser adaptado para a nova esquadra, sendo que a autoridade nacional, nomeadamente a direção da PSP, já esteve no local a avaliar a situação.
«Do ponto de vista do Orçamento, este ano estão previstas as verbas necessárias para a requalificação deste edifício para uma nova esquadra. O que nós vamos continuar a fazer é o esforço necessário para acelerar este processo, no sentido de Machico vir rapidamente a ter uma esquadra condigna, que possa satisfazer as necessidades que uma cidade desta natureza tem», referiu Carlos Pereira, dando conta que a atual infraestrutura em funcionamento não tem as devidas condições.
O parlamentar madeirense adiantou que o que está previsto em termos de dotação financeira para as esquadras da Região supera os 3,5 milhões de euros, sendo que, no caso da esquadra de Machico, está a ser feita a avaliação do imóvel e depois o mesmo será requalificado adequadamente para as funções às quais será afeto.