O Partido Socialista da Madeira acredita que um combate eficaz à Covid-19 na Região requer transparência e clareza. É nesse sentido, e por não tolerar irresponsabilidades como a apresentação de dados epidemiológicos errados ou desajustados no tempo, que os socialistas exigem que o Secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos, seja ouvido na 5ª comissão.
O Grupo Parlamentar do PS-Madeira deu entrada a um requerimento para a presença urgente de Pedro Ramos na Assembleia Legislativa para esclarecer os madeirenses acerca da discrepância no número de casos reportados na Região face aos dados da Direção-Geral de Saúde.
O líder do Grupo Parlamentar, Miguel Iglésias, disse serem admitidos avanços e recuos, mas nunca “falta de transparência”, e por isso exige que se conheça “a verdade, baseada em factos”.
Face à falha grave por parte da autoridade de saúde regional no reporte dos números, Miguel Iglésias defende que têm de ser apuradas responsabilidades, uma vez que acredita que os números divulgados pela Direção-Geral de Saúde estão corretos e por isso “está provado que a discrepância dos números é culpa da Região”.
Também Paulo Cafôfo, presidente do PS-Madeira, considera que “é necessário apurar de forma cabal quem são os responsáveis pelo escândalo do reporte dos números Covid-19 na Madeira.”
Os socialistas madeirenses defendem que é da “máxima relevância” esclarecer esta situação para que a credibilidade do Sistema Regional de Saúde não seja afetada também a nível internacional.