O PS-Madeira deu entrada a uma proposta no Parlamento madeirense – votada a favor – que propõe a realização de um estudo científico para acompanhar a introdução da digitalização no ensino.
Segundo o deputado Rui Caetano, os socialistas defendem que a Secretaria Regional da Educação, em parceria com a Universidade da Madeira (UMa) e as escolas, deve desenvolver este sistema de forma a acompanhar o processo nos estabelecimentos da região.
Para o parlamentar, a transformação digital chegou à sociedade de forma irreversível e estão também a chegar ao interior das escolas, num investimento positivo e que “é o rumo certo”, mas carecem de apoio na sua implementação.
“É verdade que estes instrumentos têm de estar ao serviço das aprendizagens dos alunos, mas é preciso apostar também na inovação, nas novas pedagogias, nas novas metodologias de trabalho, na formação intensiva dos professores e aumentar a autonomia das escolas, para que elas próprias encontrem as melhores respostas para as novas situações que vão surgindo com a introdução das novas tecnologias”, afirmou.
Rui Caetano lembra ainda que esta é uma oportunidade que tem de chegar a todos os alunos, independentemente das suas condições financeiras, e que os apoios devem ser diferenciados e ajustados ás realidades.
É nesse sentido que os socialistas defendem a elaboração um estudo científico para acompanhar e avaliar de forma contínua e permanente a introdução destas novas tecnologias na escola, e avaliar os seus impactos nos alunos.
“Esse estudo científico seria estruturante para o sucesso da implementação da digitalização no ensino, para que, de facto, todos tenham sucesso e para que esta nova estratégia para a educação não tenha depois de recuar e venha prejudicar mais do que beneficiar”, concluiu.