A definição de uma estratégia para as acessibilidades aéreas à Região Autónoma da Madeira tem sido uma missão do Partido Socialista da Madeira.
O deputado Sérgio Gonçalves defende a importância de um plano de contingência integrado para o aeroporto da Madeira, que faça face aos constrangimentos impostos à operação.
Para o socialista, estes constrangimentos são regulares na Madeira e é fundamental que exista um plano de contingência para os mitigar, aliado à implementação de mecanismos de compensação para os operadores e para as companhias aéreas afetadas pelos mesmos.
Em linha com estes objetivos, os socialistas consideram ainda que deve ser criado um fundo regional de apoio a novas rotas que, neste momento, sirva também para a apoiar a recuperação de rotas perdidas e de ligação que deixaram de existir.
Do mesmo modo, os socialistas entendem que deve ser criado um fundo regional de apoio a novas rotas e, neste momento de pandemia, também para apoiar a recuperação de rotas que a Região perdeu e de várias ligações aéreas que deixaram de existir.
Segundo a opinião do parlamentar este é um momento decisivo para o posicionamento da Região, e o transporte aéreo “é importantíssimo”, não só para o turismo, mas também para a mobilidade dos residentes, devendo ser tido em linha de conta pelo executivo madeirense.