O Partido Socialista Madeira (PS-M) aprovou hoje, por unanimidade, a realização das eleições internas no próximo dia 13 de dezembro. O Congresso Socialista realiza-se nos dias 10 e 11 de janeiro de 2026, no Funchal, onde será consagrada a nova liderança do partido.
O anúncio foi feito pelo presidente do PS-M, Paulo Cafôfo, explicando que no dia 13 de dezembro vai decorrer em simultâneo a eleição da Presidente das Mulheres Socialistas.
Foi também eleita a nova Comissão Organizadora do Congresso, liderada por Leonardo Santos. “O Congresso é o momento em que se abre um novo ciclo no Partido Socialista e é muito importante que a nova liderança tenha espaço para poder implementar o seu projeto, independentemente das divergências que possam existir”, afirmou Paulo Cafôfo.
“E precisa também de tempo, um tempo que eu nunca tive porque aconteceram vários processos eleitorais, para poder consolidar a sua visão, mobilizar os militantes, atrair novos militantes e desenvolver projetos com a sociedade civil e com a nossa comunidade”.
Paulo Cafôfo sublinhou ainda que o “Partido Socialista precisa de ter um espírito de equipa, com pessoas com opiniões diferentes, mas com os mesmos objetivos e com um objetivo maior, o de ganhar. O Partido Socialista precisa daquilo que não tem tido, ou seja, espaço e tempo, e espero que isso possa surgir agora com a nova liderança”, concluiu.
Durante a reunião de hoje, a Comissão Regional do Partido Socialista deliberou um voto de pesar e um minuto de silêncio em honra dos camaradas Padre Martins Júnior, Emanuel Jardim Fernandes, José Manuel Coelho e Fátima Pitta Dionísio, que faleceram desde a última reunião da Comissão Regional.
