É mais uma medida de apoio à Educação, proposta pelo candidato do Partido Socialista, dirigida a todos os estudantes universitários do Porto Moniz. Olavo Câmara assegura que, ao ganhar a presidência da câmara municipal, uma das primeiras medidas a ser aprovada será o pagamento das propinas de todos os estudantes do ensino superior do concelho.
O candidato do PS ao Porto Moniz diz que além de a autarquia assumir o pagamento das propinas de todos os estudantes, vai manter a atual bolsa de estudo, de 150€ por mês, 1.500€ ano, a todos os universitários.
A manutenção das bolsas, de acordo com Olavo Câmara, serve para ajudar financeiramente os bolseiros do Porto Moniz a fazer face aos elevados custos de vida da atualidade, apoiando o pagamento das rendas e custos do dia-a-dia. “Quando vemos as autarquias se desdobrarem em esforços para ajudar os estudantes universitários, vem o Governo da República, da responsabilidade do PSD/CDS, aumentar o valor das propinas das universidades públicas. Isto é andar para trás, a tempos de má memória para todos nós, e é por isso que, com o PS à frente dos destinos da câmara municipal, o caminho será feito em frente e sempre em prol das pessoas”, refere Olavo Câmara, que diz ser importante recordar que foi com o PS que a Educação, no Porto Moniz, caminhou a passos largos para a plena gratuitidade, com medidas concretas e para todos.
“Esta é uma medida nossa. Do Partido Socialista. Há muitos anos que o PS defende que os portomonizenses devem ter direito a uma educação plenamente gratuita, é nisso que acreditamos e é nesse sentido que vamos trabalhar”, destaca o candidato à presidência da câmara municipal.
Estudantes do ensino secundário vão receber novo computador
A Câmara Municipal de Porto Moniz, atualmente liderada por Emanuel Câmara, cede a todos os estudantes do estabelecimento de ensino, e que residam no Porto Moniz, um computador portátil.
Ao início de cada ano letivo a medida aplica-se aos alunos que entram para o primeiro ano e a todos aqueles que se matriculam no estabelecimento de ensino do concelho e escolhem o Porto Moniz para se fixar.
Olavo Câmara defende que os alunos que entram no ensino secundário devem ver esse apoio reforçado, justificando que “as necessidades de um estudante do ensino secundário, que segue depois para a universidade, justificam o reforço desta medida no ensino secundário como forma de garantir as melhores condições de estudo aos jovens do nosso concelho”.
O candidato do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal de Porto Moniz conclui realçando que, com o PS, a Educação será sempre uma prioridade na governação.