InícioAtualidadeMulheres Socialistas alertam para o perigo da convivência entre agressor e vítima

Mulheres Socialistas alertam para o perigo da convivência entre agressor e vítima

A violência sobre as mulheres será o tema em destaque no próximo ‘Café Socialista’, que se realiza este sábado, 30 de novembro, na freguesia dos Prazeres, na Calheta.

Partindo da premissa que entre marido e mulher deve-se sempre meter a colher, a iniciativa organizada pelas Mulheres Socialistas da Madeira (MSM) pretende debater a violência sobre a mulher em todas as suas formas, dando um especial enfoque para a violência doméstica, que configura a forma de violência com mais expressão e que mais mata em Portugal e no mundo.

A deputada na Assembleia da República e membro do Secretariado das MSM, Sofia Canha, considera que “Família não conjuga com a palavra violência”. “A família é o espaço de segurança, um porto de abrigo, onde esperamos encontrar paz, amor e respeito. Onde todos os seus membros comungam do espaço, mas se afirmam individualmente”, refere, acrescentando, contudo, que, “infelizmente, este não é o conceito de família para muitas mulheres e jovens” e alertando para o perigo que é a convivência, muitas vezes forçada, entre agressor e vítima. “As mulheres têm vindo a afirmar-se na esfera pública e no mundo laboral, mas essa afirmação não as protege do assédio e da agressão física ou psicológica”, constata ainda Sofia Canha.

Esta iniciativa acontece às 16h00, na Casa de Chá da Quinta Pedagógica dos Prazeres, na Calheta, é aberta ao público e tem como objetivo pensar nas diversas formas de violência a que as mulheres estão sujeitas e qual a proteção que encontram na sociedade.

O ‘Café Socialista’ é uma iniciativa das Mulheres Socialistas da Madeira que se realiza mensalmente, seguindo uma política de descentralização das atividades. Trata-se de uma conversa informal que reúne militantes, simpatizantes e a comunidade em geral, independentemente da sua idade ou sexo, incentivando-os a pensar em voz alta sobre os mais variados temas.