A Concelhia do Partido Socialista da Ribeira Brava exige esclarecimentos da Câmara Municipal a propósito do projeto previsto para o antigo campo de futebol do sítio da Adega, na freguesia do Campanário.
Em causa estão as notícias vindas a público de que o referido espaço será transformado numa pista de motociclismo destinada a formação, treino e competição. Não se opondo ao investimento no desenvolvimento desportivo no concelho, a estrutura concelhia do PS questiona, porém, se este será o local mais indicado para a localização desta infraestrutura, sem consulta prévia à população residente e entidades locais, tendo em conta o impacto ambiental, particularmente em termos de emissão de ruído, uma vez que se trata de uma zona onde habitam centenas de pessoas.
Os socialistas indagam que entidade pública assumiu o licenciamento desta obra, sabendo-se que há outras ideias para aquele espaço. Além disso, sendo aqueles terrenos agora de domínio público, questionam se já foram ressarcidos todos os seus antigos proprietários.
“Queremos saber se as entidades públicas locais, nomeadamente a Câmara Municipal da Ribeira Brava e a Junta de Freguesia do Campanário, foram consultadas ou não relativamente a este novo projeto, quando sabemos que há outras ideias muito válidas para o referido espaço, nomeadamente um parque público com zona de merendas, espaços de lazer, recreação, desporto e educação ambiental para toda a população”, dá conta a concelhia do PS, questionando como é possível ser alienado um terreno público para efeitos de construção de uma pista de motociclismo sem que haja nenhuma decisão exarada em ata da Câmara ou da Assembleia Municipal.
Os socialistas exigem, por isso, um cabal esclarecimento por parte das entidades públicas regionais e locais em relação a esta matéria, vincando que este local é inadequado para a realização de um investimento desta natureza.