O cabeça de lista do PS-Madeira às eleições legislativas nacionais de 10 de março relevou, hoje, os investimentos que o Estado tem vindo a fazer na ilha do Porto Santo, falando concretamente da Força Aérea e do importante papel que presta na Região, mas também da nova gare que será construída no aeroporto da ilha.
No âmbito de uma visita efetuada esta tarde ao Aeródromo de Manobra n.º 3 e às duas aeronaves militares ali baseadas, Paulo Cafôfo destacou o importante papel desempenhado por este ramo das Forças Armadas, quer no que diz respeito à busca e salvamento, quer no transporte de doentes do Porto Santo para a Madeira. Neste campo, apontou que o ano passado foram efetuadas quase 170 missões e transportadas 220 pessoas.
No balanço dos últimos 10 anos, no que diz respeito a evacuações aeromédicas, foram realizadas 1.889 missões e transportados 2.443 doentes. Já no que se refere a missões de busca e salvamento, foram 172, tendo sido salvas 87 vidas.
A um outro nível, o também presidente do PS-M apontou a nova gare já anunciada para o aeroporto da ilha dourada. Uma infraestrutura que será fundamental não só para servir a população local e os turistas que visitam o Porto Santo, mas também para dar melhores condições à infraestrutura aeroportuária para servir de apoio quando o aeroporto da Madeira é afetado pelos constrangimentos climatéricos. “As contingências do aeroporto da Madeira têm sido frequentes e este aeroporto, como segundo aeroporto, tendo uma nova gare, terá mais comodidade. Isso é fundamental para dotar o Porto Santo de melhor qualidade e para podermos ter uma infraestrutura de topo, que possa servir a população e a nossa Região, dando outra importância e centralidade à ilha dourada”, afirmou Paulo Cafôfo.