No âmbito da deslocação que está a efetuar à ilha do Porto Santo, a candidatura do PS-Madeira às eleições legislativas nacionais de 10 de março esteve hoje reunida com a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica com Pré-Escolar, Creche e Secundária Professor Dr. Francisco Freitas Branco.
No encontro, solicitado pela associação, os candidatos socialistas, encabeçados por Paulo Cafôfo, ouviram as preocupações dos encarregados de educação, bem como as suas propostas para contribuir para a melhoria das condições educacionais atualmente em vigor na ilha.
Entre as várias problemáticas, a associação mostra-se preocupada com a falta de salas de creche e pré-escolar para dar resposta ao número de crianças existentes no Porto Santo, bem como a falta de docentes especializados em Educação Especial, o que faz com que os existentes não sejam suficientes para dar a resposta eficiente ao número de crianças abrangidas com adequações significativas e adicionais.
A falta de pessoal não docente, devido ao envelhecimento da classe, a gestão de vagas do infantário e a necessidade de o mesmo permanecer aberto todo o ano, foram igualmente questões levantadas pelos encarregados de educação e que mereceram a atenção do PS-Madeira, que, como deu conta Paulo Cafôfo, irá desenvolver esforços em várias frentes para que seja possível colmatar estas lacunas.
Estas são, aliás, matérias para as quais os socialistas já têm vindo a chamar a atenção ao longo dos últimos tempos, ainda que a realidade do Porto Santo tenha de ser encarada de forma especial, tendo em conta a condição da dupla insularidade.
O líder dos socialistas aproveitou ainda para lembrar a necessidade de dar resposta ao já visível problema da falta de professores e de pessoal não docente em várias escolas da Região e respetivo envelhecimento.