Rui Caetano, presidiu esta terça-feira, à primeira Comissão Regional do Partido Socialista da Madeira, o órgão máximo do PS-Madeira entre congressos.
À entrada para a Comissão Regional, o presidente do PS-Madeira, Paulo Cafôfo, resumiu o percurso nestas últimas semanas, desde que ocorreu sua eleição como presidente do partido com números muito expressivos, especialmente por corresponder também à maior votação de sempre numas eleições internas, e como isso se está a traduzir na criação de “uma base sólida, para este projeto que todo o partido quer e deseja”. Exemplo disso é “o Congresso do último fim-de-semana, muito participado, em que contámos com presença do Secretário-Geral, Pedro Nuno Santos, acabado de ser eleito no fim-de-semana anterior, num momento importante de afirmação e mobilização do partido”.
A propósito da lista candidata à Assembleia da República, Paulo Cafôfo confirmou que será o cabeça de lista como, aliás, já tinha anunciado “no local que considero certo, no conclave máximo do partido”. E acrescentou que “esta é uma decisão que tem muito a ver com os motivos da minha candidatura ao partido, por considerar que as grandes decisões para o futuro da região passarão pela Assembleia da República. A Madeira é a causa da minha vida! Por isso, considero que neste momento é muito importante dar a cara pelo partido, para, na Assembleia da República defender os interesses dos Madeirenses e dos Porto-santenses”, considerando como “muito importante a experiência acumulada, com destaque para estes dois anos em que integrou o Governo, pelo conhecimento das dinâmicas do executivo e do parlamento, mas também pelas pessoas e contactos efetuados, que serão, certamente, relevantes e que desejo colocar ao serviço da Região”.
Entre os oito pontos da Ordem de Trabalhos da Comissão Regional constavam as eleições para os restantes órgãos regionais e a votação das moções setoriais apresentadas no Congresso do passado fim-de-semana, para além da análise da situação política.
Destaque para a confirmação de Marta Freitas como nova Secretária-Geral do PS-Madeira, a primeira mulher a ocupar este lugar, e para a eleição de Miguel Iglésias, Célia Pessegueiro e Avelino da Conceição como vice-presidentes do PS-Madeira para este mandato.
Para o Secretariado Regional, foram igualmente eleitos Elisa Seixas, Gonçalo Jardim, Hugo Alexandre, Jacinto Serrão, Leonilde Cassiano, Madalena Nunes, Nádia Melim, Patrícia Agrela e Ricardo Pestana e Sérgio Abreu, metade dos quais se estreiam nestas funções. A estes elementos do Secretariado Regional, juntam-se ainda, por inerência de funções, o presidente da JS, a presidente das Mulheres Socialistas e o líder do Grupo Parlamentar na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.
De destacar ainda a eleição dos 20 membros da Comissão Política, uma lista totalmente paritária, aliás como já tinha sido o caso na lista da Comissão Regional. Recorde-se que é à Comissão Política agora eleita que caberá, ainda esta semana, aprovar a lista do PS-Madeira às eleições à Assembleia da República do próximo dia 10 de março.