O vereador do Partido Socialista na Câmara Municipal da Ribeira Brava defende que a autarquia atribua um apoio à natalidade no valor de 1.000 euros por cada criança nascida no concelho.
Esta é uma das propostas apresentadas ao abrigo do direito de auscultação da oposição na elaboração do orçamento municipal para o próximo ano. No entender de Sérgio Silva, este apoio constituiria um estímulo à natalidade, visando ao mesmo tempo contrariar a tendência de envelhecimento populacional que afeta aquele município, à semelhança do que acontece no resto da Região.
Além disso, o PS defende que haja um aumento de 200 euros nas bolsas de estudo dos estudantes do concelho que frequentam o ensino superior fora da Região e um acréscimo de 75 euros para aqueles que estudam na Madeira.
No âmbito social, os socialistas propõem um aumento de 20% nos apoios à compra de medicamentos para os munícipes contemplados pelo regulamento municipal existente para este efeito.
No tocante a infraestruturas, o vereador do PS defende que a Câmara Municipal cabimente uma verba para a recuperação da escadaria de acesso ao farol da vila da Ribeira Brava, respetivos muros de proteção, área circundante ao farolim e limpeza dos terrenos anexos, sem destruição das plantas endémicas. O autarca alerta para o perigo causado pelo estado de degradação deste espaço e sublinha que a sua requalificação é urgente, tendo em conta que se trata de um local com enorme potencial turístico e de divulgação do concelho. A criação de um espaço com vestiário/duches, sala de refeições e sala de convívio destinada aos funcionários da autarquia é outra das reivindicações.
Por outro lado, o PS quer que seja efetuado um estudo do estado de conservação e viabilidade de recuperação das antigas trincheiras junto à entrada do cais da vila, com o objetivo de serem mais um ponto de interesse arquitetónico, histórico e de atração turística, assim como que seja destinada uma verba para a realização de um estudo sobre a localização e projeção do futuro auditório da vila da Ribeira Brava.
O vereador propõe a cabimentação de uma verba de 260 mil euros para a celebração de contratos-programa com as quatro juntas de freguesia do concelho e que seja aumentado em 25% o valor destinado aos contratos-programa com as instituições desportivas, culturais e sociais do município.