InícioAtualidade“Miguel Albuquerque está desfasado da realidade”, afirma Sérgio Gonçalves

“Miguel Albuquerque está desfasado da realidade”, afirma Sérgio Gonçalves

“Miguel Albuquerque está desfasado da realidade na estratégia de combate ao despovoamento, na estratégia para a habitação e na redução de impostos que é necessária e urgente promover na Região”, afirmou hoje o presidente do PS-Madeira.

Numa iniciativa de pré-campanha promovida esta manhã no Santo da Serra, uma das freguesias da Região que não escapa ao problema do despovoamento, tendo perdido cerca de 12% da sua população nos últimos 10 anos, Sérgio Gonçalves acusou o Governo Regional de ter uma falta de estratégia para combater esta realidade.

Conforme afirmou, é fundamental uma estratégia que passe por dinamizar atividades que criem emprego e que promovam rendimento para as pessoas que se fixam nos territórios rurais, “que têm perdido muitas pessoas para os centros urbanos e para a emigração”.

O candidato do PS às eleições legislativas do próximo dia 24 considerou necessário começar a olhar também para o setor primário, valorizando o produto regional e aumentando os rendimentos dos agricultores, até porque essas são as duas principais razões para o abandono desta atividade. Neste campo, preconizou a criação de cadeias curtas de comercialização e o aumento dos preços dos produtos pagos pelo Governo Regional aos agricultores, nomeadamente na banana e na cana de açúcar, e a aquisição de produtos regionais por parte do Executivo para as escolas, hospitais e cantinas públicas.

“Do Governo Regional, vemos muito pouco em termos de estratégia de combate ao despovoamento, vemos um grande desequilíbrio entre as pessoas que abandonam o mundo rural e aquelas que vivem nos concelhos mais urbanos”, constatou Sérgio Gonçalves.

Um comportamento que, aliás, não se cinge a esta problemática, considerou o líder socialista, aproveitando para lançar fortes críticas ao presidente do Governo, que, numa entrevista hoje publicada, voltou a dizer que não baixa o IVA. Como esclareceu Sérgio Gonçalves, “se o IVA baixar, o dinheiro não sai da Madeira. Deixa é de estar nos cofres do Governo Regional, para estar no bolso das pessoas que tanto precisam neste momento”.

Além disso, atacou a falta de estratégia para a habitação que tem havido ao longo das últimas décadas, censurando o facto de Miguel Albuquerque dizer que a solução para o setor será rápida. Isto, quando são os próprios membros da empresa pública IHM que “dizem que, com os milhões do Plano de Recuperação e Resiliência investidos em habitação, apenas se vai resolver 30% das carências”.

“Miguel Albuquerque está desfasado da realidade na estratégia de combate ao despovoamento, na estratégia para a habitação e na redução de impostos que é necessária e urgente promover na Região”, afirmou Sérgio Gonçalves, frisando que é preciso mudar a Madeira e que os madeirenses têm essa possibilidade já a 24 de setembro.