O presidente do PS-Madeira defendeu, hoje, um maior incentivo à área da Investigação e Desenvolvimento (I&D), permitindo a criação de novas empresas e mais empregos e contribuindo para a diversificação da economia regional.
Sérgio Gonçalves falava esta manhã, no âmbito de uma visita efetuada à ‘Startup Madeira’, precisamente com vista a conhecer os vários programas e apoios disponíveis por parte desta entidade, bem como aquilo que poderá ser feito para desenvolver ainda mais esta atividade. “Sabemos que na Madeira temos um peso de Investigação e Desenvolvimento sobre o PIB de cerca de 0,5%”, valor que é três vezes inferior à média nacional, afirmou, considerando ser necessário incentivar mais esta área e a criação de novas empresas que sejam criadoras de novas oportunidades de emprego, qualificado e melhor remunerado.
“Com políticas públicas corretas, poderíamos alavancar ainda mais esse crescimento e o setor digital e, de alguma forma, evitar que os nossos jovens continuem a ser a geração mais qualificada de sempre, mas que tenham de sair da Madeira por falta de oportunidades”, sustentou o líder dos socialistas madeirenses.
Sérgio Gonçalves, que esta semana visitou também a Expomadeira e ouviu as preocupações do tecido empresarial, aproveitou para criticar a falta de apoios por parte do Governo Regional às empresas, apontando como exemplo mais paradigmático o que aconteceu com as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência destinadas ao projeto de transição digital. Como referiu, os 114 milhões de euros foram todos alocados a investimento público, não havendo “um único euro para o tecido empresarial, para as atividades de Investigação e Desenvolvimento e para atividades de empreendedorismo que serão, naturalmente, importantes para o futuro da Região”.