O PS-Madeira, suas estruturas dirigentes e bases militantes, associam-se, com júbilo, à celebração do cinquentenário da fundação Partido Socialista Português.
Com a transformação da Ação Socialista Portuguesa em partido político, em 1973, na cidade alemã de Bad Munstereifel, principiou uma nova e árdua caminhada, num percurso que se confunde com meio século de história contemporânea em Portugal.
Protagonista de períodos cruciais para o País e para os portugueses, os socialistas da Madeira orgulham-se de um Partido sempre à altura dos momentos decisivos em que deu corpo e pugnou por um ideário humanista, ao serviço de grandes causas.
Pedra basilar na construção e na consolidação do sistema democrático português, defensor e construtor das autonomias insulares, motor da integração europeia e do Modelo Social Europeu, o PS é, desde a sua génese, o Partido da Liberdade, obreiro do Estado Social e de Direito, com conquistas forjadas e constantes em áreas fundamentais para a vida dos cidadãos ao nível da Saúde, com a criação do Sistema Nacional de Saúde, e da Educação, mediante a implementação e desenvolvimento de uma rede escolar pública.
Impulsionador dos novos direitos da contemporaneidade, com legado e provas dadas no âmbito da igualdade de género, das políticas de inclusão, dos direitos LGBT, direitos dos animais, da transição verde e digital, bem como no acolhimento e integração de refugiados e migrantes, o PS assume-se sempre como uma força partidária da solidariedade, da inovação e do desenvolvimento económico, social, cultural e da participação democrática, travando lutas contra as desigualdades, a favor da justiça social e da paridade.
Na Região Autónoma da Madeira, os socialistas madeirenses honram e comemoram o passado do Partido, orgulhosos, inspirados e determinados numa mobilização total para a mudança.