O Grupo Parlamentar do Partido Socialista deu entrada, na Assembleia Legislativa da Madeira, a um pedido de audição à secretária regional da Inclusão e Cidadania, para que dê explicações sobre a decisão do Governo Regional de passar a gestão do Lar da Bela Vista para a Associação Atalaia Living Care.
Justificando o pedido de esclarecimentos a Rita Andrade, a deputada Sofia Canha aponta o facto de não serem conhecidas as reais motivações e benefícios que esta medida venha propiciar em termos de qualidade de serviços. “Preocupa-nos que possam não estar garantidas todas as condições exigíveis a um estabelecimento que acolhe pessoas idosas com níveis de dependência elevados, que requerem uma diversidade de serviços e um número de trabalhadores compatível com as necessidades”, explica a parlamentar socialista.
Sofia Canha não esconde igualmente a sua apreensão em relação às condições de trabalho e aos vínculos laborais dos funcionários do lar, a partir do momento em que se concretize a concessão do equipamento.
O PS solicita, assim, a marcação de uma audição parlamentar à secretária da Inclusão e Cidadania para que especifique as motivações e consequências desta cedência da gestão do funcionamento das respostas sociais desenvolvidas pelo Estabelecimento Bela Vista em termos de qualidade de serviços e o impacto nas relações laborais e contratuais com os respetivos trabalhadores.
De referir que o PS já solicitou uma reunião com a UGT-Madeira, precisamente para tratar destas preocupações relacionadas com as condições e os vínculos laborais dos funcionários da instituição.