O Partido Socialista, através do seu Grupo Parlamentar, vai apresentar uma proposta de resolução no sentido de reativar as consultas de medicina sexual na Região Autónoma da Madeira e o alargamento da sua oferta a todo o território regional.
Esta proposta, que visa a garantia de acesso a cuidados de saúde a toda a população da Região, defende o regresso deste serviço ao SESARAM, serviço interrompido desde maio de 2022.
O acesso a estes cuidados de saúde é essencial nas questões ligadas à saúde sexual e no acompanhamento de processos relacionados com a Identidade de Género. De acordo com a deputada Elisa Seixas, “a importância da retoma destas consultas no Centro do Bom Jesus e a expansão das mesmas a outras unidades de saúde para abranger os concelhos mais populosos das zonas Sul e Norte da Região, bem como no Porto Santo está diretamente relacionada com o princípio constitucional de acesso a cuidados de saúde a toda a população”.
Neste sentido, o Partido Socialista pretende garantir, conforme o necessário, a disponibilidade deste serviço clínico aos utentes de toda a Região.