O presidente do Partido Socialista-Madeira defende uma aposta no Mar, aproveitando as suas diversas valências, como uma forma de diversificação da economia da Região.
Sérgio Gonçalves, que esta tarde, juntamente com o Grupo Parlamentar do PS, esteve reunido com a direção da Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF), voltou a propor medidas de âmbito fiscal para fazer face à escalada dos custos das matérias-primas e dos combustíveis de modo a aliviar a tesouraria das empresas e das famílias da Região, mas defendeu igualmente uma mudança de paradigma de desenvolvimento económico, com uma aposta no setor do digital e no Mar.
O dirigente socialista apontou a necessidade de diversificar a economia regional, sublinhando que o Mar “desempenha um papel fundamental” e que “temos de ir muito além das pescas”. “Podemos aplicar a própria digitalização e inovação no setor do Mar, desenvolver energias oceânicas renováveis e mecanismos e sistemas de apoio ao setor do ‘shipping’ – que tem também muita relevância aqui na Região Autónoma da Madeira – que podem depois ser exportados como atividades de grande valor acrescentado para qualquer parte do mundo”, declarou.
No encontro com a direção da ACIF, que se inseriu no âmbito do roteiro ‘Compromissos e Soluções’, foram abordados diversos temas que estão na ordem do dia, como a subida dos custos das matérias-primas e dos combustíveis, que tem afetado as famílias e as empresas da Região. Tendo em conta esta conjuntura, Sérgio Gonçalves voltou a apontar a redução do IVA como fundamental para mitigar este aumento dos preços.
Outra preocupação manifestada pela ACIF ao Grupo Parlamentar do PS tem a ver com os impactos da guerra na Ucrânia. “Estamos ainda a sair de uma situação pandémica e enfrentamos uma guerra na Europa que tem agravado todos estes problemas e que, no futuro, com a subida das taxas de juro e da própria inflação, será de facto um grave problema para a Região e para o tecido empresarial regional”, expressou Sérgio Gonçalves.
De referir que, no âmbito do roteiro ‘Compromissos e Soluções’, o Grupo Parlamentar do PS tem vindo a auscultar diversas instituições e empresas, de modo a fazer um diagnóstico da situação económica e social da Região, tendo em vista a apresentação de soluções para esses mesmos problemas.