Carlos Pereira afirmou, hoje, que os meios aéreos no combate aos incêndios na Região são uma realidade graças ao Partido Socialista.
Numa iniciativa promovida esta tarde, o cabeça de lista do PS-M às eleições legislativas nacionais e deputado lembrou que durante muitos anos o PSD (primeiro com Alberto João Jardim e depois com Miguel Albuquerque), baseando-se em “hipotéticos estudos que nunca ninguém conseguiu comprovar”, foi dizendo à população madeirense que não era possível a utilização de meios aéreos para combater os incêndios.
O candidato do PS recordou que, na sequência da tragédia dos incêndios de 2016, o PS – e o próprio – se empenhou para demonstrar que era possível e que era útil o uso dos referidos meios. Tal como explicou, por proposta do PS, foi possível solicitar ao Ministério da Administração Interna a realização de testes, tendo o relatório dos peritos concluído que “a Madeira tinha todas as condições para a utilização de meios aéreos”. “Nós desmontamos uma mentira que estava a ser mostrada aos madeirenses há muitos anos por Alberto João Jardim, por Miguel Albuquerque e pelo PSD em particular”, vincou.
“Hoje os meios aéreos no combate aos incêndios são uma realidade e isso é responsabilidade do PS. Ficou demonstrado que, com a sua utilização, é mais fácil um combate imediato aos incêndios”, sublinhou Carlos Pereira, constatando que as populações da Região Autónoma da Madeira hoje estão mais protegidas. O cabeça de lista do PS destacou igualmente o facto de, com os apoios do Estado, ter sido possível apetrechar a Proteção Civil os bombeiros, apontando especificamente o investimento de mais de seis milhões de euros que permitiu adquirir cerca de 40 viaturas de combate a incêndios, bem como fardas e equipamentos.