A candidatura do Partido Socialista à Junta de Freguesia de Santo António da Serra (concelho de Machico) aponta o apoio à terceira idade como uma das suas principais bandeiras.
Nesta que é uma freguesia com uma percentagem significativa de população idosa, a candidatura encabeçada por Gabriel Gouveia propõe-se a implementar medidas conducentes a uma melhoria da qualidade de vida das pessoas das faixas etárias mais avançadas.
Neste âmbito, os socialistas apresentam várias propostas, a começar pela ampliação do centro de dia existente no centro cívico do Santo da Serra, no sítio da Ribeira de Machico. Tal como explica o candidato, neste mesmo edifício funcionou, até há poucos anos, um infantário, que, entretanto, encerrou devido à falta de crianças. Tendo em conta que as instalações do centro de dia e do infantário são separadas apenas por uma parede, Gabriel Gouveia sugere que o Governo Regional proceda a obras de remodelação, aproveitando o espaço atualmente vazio para poder dar uma maior resposta à população idosa.
“Esta é uma competência do Governo Regional, pelo que nós, que nos propomos representar e defender os fregueses do Santo da Serra, entendemos que temos o dever de sensibilizar as autoridades governativas para esta questão”, sustenta.
Por outro lado, atendendo à maior vulnerabilidade desta faixa etária em termos de saúde e às baixas pensões que muitos idosos auferem, o PS destaca a importância dos apoios à compra de medicação. A propósito, o candidato enaltece a medida posta em prática pela Câmara de Machico neste sentido – o programa ‘Abem’ – informando as pessoas de fracos recursos de que podem candidatar-se a esta ajuda à aquisição dos fármacos.