A Concelhia Socialista de São Vicente deixou o alerta para a necessidade urgente de ser feita uma intervenção de proteção da costa na freguesia de Ponta Delgada, de modo a garantir a segurança de algumas habitações situadas próximo da orla marítima.
Segundo explica Helena Freitas, presidente da estrutura local, em causa está o avançado estado de erosão da costa, devido às fortes correntes marítimas caraterísticas da costa norte, que está a pôr em risco cerca de uma dúzia de casas, bem como vários terrenos agrícolas na zona compreendida entre o sítio dos Lagares e a Igreja.
A socialista lembra que esta é uma situação já identificada há vários anos, sem que nada tenha sido feito pela Câmara Municipal de São Vicente nem pelo Governo Regional, mesmo após as diversas chamadas de atenção dos residentes.
Os moradores já fizeram um abaixo-assinado a reivindicar a referida intervenção na costa, no entanto, passados anos, não foi implementada qualquer solução para o problema. Helena Freitas lamenta que a autarquia local nada tenha feito e lembra que o avanço do mar já provocou danos no antigo passeio marítimo bem como em alguns terrenos.
A presidente da concelhia socialista aponta o dedo ao presidente da edilidade, José António Garcês, por não apresentar uma solução, acusando-o de ter descurado esta situação, não acionando as entidades competentes, de modo a solucionar este grave problema.