Paulo Cafôfo, presidente do PS-Madeira, apontou como prioritária a recuperação das aprendizagens perdidas na sequência do ensino à distância e propôs quatro soluções para responder no imediato a este problema.
Apostar na autonomia das escolas e na flexibilização curricular, criar um programa de formação e apoio aos professores, promover atividades extracurriculares e implementar um Plano de Saúde Mental Escolar são os eixos de atuação defendidos pelos socialistas para responder às consequências da pandemia no sistema educativo.
Para o líder socialista a suspensão das aulas presenciais e a implementação do ensino à distância era inevitável, no entanto defende que o modelo adotado não é o correto. Nesse sentido, e para colmatar essas falhas, considera que este é o momento de fazer uma análise do que foi perdido em termos de conteúdos e currículos, bem como em termos de socialização, de modo a planear a devida recuperação da normalidade educativa que foi posta em causa.
“Temos de atuar tanto na recuperação das aprendizagens, dos conhecimentos e dos conteúdos, como também na recuperação emocional dos alunos, porque, com esta pandemia e estas interrupções, ampliaram-se de forma significativa as desigualdades” entre alunos de diferentes agregados familiares socioeconómicos, sustentou Paulo Cafôfo.