O futuro do trabalho e os desafios impostos aos trabalhadores e empregadores foram os temas em debate numa iniciativa do PS-Madeira, através da sua Tendência Sindical, realizada no passado dia 14 de abril.
Realizado em formato online e transmitido no Facebook do PS-Madeira, o evento contou com a participação do líder dos socialistas madeirenses, Paulo Cafôfo, e do ex-secretário-geral da UGT e atual presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, João Proença.
Com a moderação da coordenadora da Tendência Sindical do PS-M, Sofia Canha, foram abordadas questões como os efeitos da pandemia nas relações de trabalho e no valor do trabalho no nosso país, a digitalização e o papel que podem ter as organizações representativas dos trabalhadores neste novo contexto.
Durante a sua intervenção, João Proença, ex-secretário-geral da UGT, realçou o problema grave em termos económicos e sociais causado pela pandemia, com o aumento do desemprego, a instabilidade laboral e o aumento da pobreza e das desigualdades.
João Proença lembrou que o combate à pobreza esteve na origem da criação do movimento sindical, com os sindicatos a lutarem sempre pelo aumento do salário mínimo, questão que afirma ter de ser ultrapassada no combate à pobreza.