A eurodeputada Sara Cerdas deu a conhecer aos agricultores a Estratégia do Prado ao Prato, integrada no Pacto Ecológico Europeu, e que visa um sistema alimentar mais saudável e sustentável.
Por considerar que existe da parte do Governo Regional pouca divulgação acerca dos objetivos da referida estratégia, Sara Cerdas aproveitou a 7.ª Edição do Roteiro Geração Madeira, sob o tema ‘Agricultura – agir local, pensar global’, para apresenta-la aos agricultores na Ponta do Sol.
Sobre o impacto que esta nova estratégia poderá ter no dia-a-dia dos agricultores, a deputada socialista garante que o Parlamento Europeu tem trabalhado para “salvaguardar os aspetos sociais e económicos” no sentido de os apoiar.
Num momento dedicado a questões do público, os agricultores presentes deram a conhecer as principais dificuldades que sentem, entre elas a inexistência de produção de açúcar na Madeira quando a matéria prima existe, os problemas no acesso à água de rega, devido à gestão deficitária e à falta de manutenção das infraestruturas, responsabilidade do Governo Regional.
O Roteiro Geração Madeira é uma iniciativa de Sara Cerdas dinamizada com o intuito de ouvir as preocupações da população e receber no terreno os seus contributos num trabalho de proximidade entre as instituições europeias e a Região.