Miguel Brito, candidato à Câmara Municipal do Porto Santo, fez entrar no Parlamento madeirense uma proposta que visa integrar a ilha na Rede das Biorregiões.
O objetivo é garantir que a região tenha um modelo de desenvolvimento integrado que promova a qualidade de vida da população e que seja reconhecido internacionalmente pela sustentabilidade.
A proposta entregue pelo Grupo Parlamentar do PS recomenda ao Governo Regional a apresentação de uma candidatura a esta rede, mas também a elaboração de uma Estratégia de Desenvolvimento Sustentado e Integrado da Ilha que se alinhe com os princípios e objetivos das biorregiões.
A Rede Internacional das Biorregiões tem na agricultura biológica uma das suas bases, razão pela qual Miguel Brito defendeu que o executivo elabore um Plano de Ação para este modelo de produção para o Porto Santo com medidas operacionais.
O deputado socialista deu ainda conta de que o Governo Regional e a Câmara Municipal do Porto Santo têm vindo a declarar intenções de avançar com medidas para alcançar a sustentabilidade, no entanto falta execução e integração entre os vários projetos.
De acordo com Miguel Brito “é fundamental criar uma imagem assente num modelo credível, sustentado e com projeção internacional, mas adaptado e baseado nas atividades tradicionais e identitárias do Porto Santo, nomeadamente no sistema produtivo e alimentar próprio desta região insular.”