A candidata à Câmara Municipal da Calheta, Sofia Canha, defendeu a necessidade de fornecer apoios maiores aos clubes mais pequenos que, pela sua proximidade à população, são polos importantes que deveriam ser mais apoiados pelo Governo Regional.
No seguimento de uma reunião com a direção do Estrela da Calheta Futebol Clube, a deputada ouviu preocupações e desafios e ficou a conhecer a sua visão para o futuro do desporto no concelho.
Segundo a deputada, este encontro permitiu perceber a “necessidade de garantir maior apoio financeiro aos projetos ou clubes de menor dimensão” cuja atividade contribui para o desenvolvimento da população, a nível social e emocional, e para a melhoria da saúde.
Por essa razão, Sofia Canha defendeu que “os apoios financeiros públicos ao desporto devem servir para ajudar a cumprir os objetivos e atividades do clube”, destacando “o importante papel social e formativo dos clubes de menor dimensão nos concelhos onde estão inseridos”.
O Partido Socialista reconheceu que, na Calheta, a autarquia tem sido um parceiro muito relevante no financiamento das atividades da coletividade, no entanto, “o apoio é limitado e o clube tem de fazer uma boa gestão das receitas que tem para poder pôr em prática novos projetos.”
Sofia Canha defende que o desporto é fundamental para a Calheta pois fomenta “o sentimento de pertença junto das populações” e contribui significativamente para a “formação dos jovens do concelho e na promoção de uma vida ativa e saudável”.
“Os clubes do concelho devem ser considerados parceiros privilegiados na execução das políticas desportivas para o concelho e a autarquia e o Governo Regional devem assumir esse compromisso em prol da população que serve, apoiado os mesmos em conformidade com as suas necessidades”, conclui.