Com o objetivo de aproximar a comunidade madeirense da cultura e das artes, tonando-as mais acessíveis à sua participação, o Grupo Parlamentar do PS-Madeira defendeu a criação de um Plano Regional para o setor.
A proposta foi feita por Elisa Seixas por acreditar que a inclusão da cultura e das artes na Secretaria Regional da Cultura leva à redução da sua importância a nível regional “tornando-as apêndices utilitários do turismo”.
“A Região precisa de delinear, a exemplo do que acontece a nível nacional, um plano sustentado relativamente à preservação e divulgação do nosso património cultural, à sustentabilidade e promoção das várias vertentes artísticas e diferentes formas de criação, de produção de conhecimento”, explica a deputada.
Entre os pontos incluídos no Plano Regional das Artes, proposto pelo Partido Socialista, está a defesa do património cultural regional, o aumento da proximidade entre os cidadãos e as manifestações artísticas e o desenvolvimento de redes de colaboração com entidades ligadas à cultura e artes.
Tornar este plano uma realidade exige ainda, segundo os socialistas, “a criação de uma comissão científica, devidamente dotadas dos recursos necessários” e que deverá ser responsável pela elaboração e submissão do Plano regional das Arte às entidades competentes.