Nesta edição do “Conversas Autárquicas”, saliente-se o seguinte: ao contrário dos restantes candidatos da oposição, que se limitaram, essencialmente, a atacar a governação autárquica do PSD, Alano Gonçalves apresentou muitas propostas para o concelho.
Para Alano Gonçalves, é preciso conquistar novamente o estatuto de pólo económico da Costa Oeste. Para tal, torna-se necessário requalificar o concelho, abrindo-o a uma maior participação da sociedade civil, para projectá-lo e promovê-lo com um centro de comércio e serviços, ao mesmo tempo aproveitar as suas potencialidades em áreas como a indústria, o turismo e a agricultura com o objetivo de construir um tecido económico o mais alargado possível, condição necessária para garantir um crescimento económico sustentável e uma estável qualidade de vida das populações.
Tudo isto terá de ser baseado num planeamento criterioso capaz de realçar as potencialidades do concelho e perspetivar os investimentos. À câmara, fruto da sua reduzida capacidade de investimento, caberá o papel de orientar e de mobilizar a sociedade civil do concelho para estes objetivos. Competirá pois aos ribeira-bravenses, no geral, e aos seus empresários, no particular, o papel mais importante em tornar a Ribeira Brava num concelho competitivo dinâmico e atractivo.