InícioAtualidadePS PERGUNTA AO GOVERNO QUANDO VAI PAGAR INDEMNIZAÇÕES AOS PRODUTORES DE BANANA

PS PERGUNTA AO GOVERNO QUANDO VAI PAGAR INDEMNIZAÇÕES AOS PRODUTORES DE BANANA

No âmbito das jornadas parlamentares que o Grupo Parlamentar está a realizar, durante as quais irá percorrer os vários concelhos da Madeira, os deputados socialistas estiveram hoje na Ponta do Sol. Na ocasião, o líder parlamentar lembrou que, aquando da intempérie, o PS apresentou uma resolução na Assembleia Legislativa no sentido de existirem indemnizações aos produtores de banana e recordou que o Governo Regional, logo a seguir, assumiu dois tipos de apoio, um em relação à quebra de produção e outro em relação às infraestruturas destruídas (muros, sistemas de rega, sistemas de corta-vento).

Victor Freitas disse que «criou-se a expetativa que em maio deste ano teríamos as indemnizações aos produtores», mas constatou que «passou maio, passou junho, estamos no final de julho e, até ao momento, os produtores não sabem quando é que irão receber as indemnizações», sendo que muitos deles já fizeram investimentos de recuperação, nomeadamente em matéria de infraestruturas, adiantando do seu dinheiro, e «aguardam que, da parte do Governo, exista uma resposta no pagamento desses investimentos que já fizeram».

Assim, o líder parlamentar do PS-M deixou um apelo para que, da parte do Governo, «dissessem de forma cabal quando é que irão pagar os prejuízos, quer das infraestruturas, quer da diminuição da produção». Além disso, desafiou também o Executivo para que, na sequência dos levantamentos que já efetuou, diga «qual é a percentagem de prejuízos que estimam pagar». Isto porque, embora haja notícias que deem conta de que houve uma diminuição de produção de cerca de 9,6%, aquilo que o PS tem-se apercebido no terreno, nos contactos com os agricultores, «é que a diminuição de produção é bem maior».

«Portanto, gostaríamos de saber, da parte do Governo, hoje ou amanhã, durante a Mostra Regional da Banana, a clarificação destas matérias, para que os produtores possam saber com o que contam daqui para a frente» e para que o Executivo «não ande a adiar, como já adiou sucessivamente nos últimos três meses, o pagamento que é devido aos produtores de banana que tiveram prejuízos, quer de baixa de rendimento, quer nas infraestruturas», rematou Victor Freitas.