Comemorações do 25 de Abril
«Não é uma vitória do partido, é uma vitória do povo»
1

PS-M PROMOVEU DEBATE SOBRE A EUROPA

“Somos Europa – Geração Madeira” foi o tema do debate promovido, esta tarde, pelo Partido Socialista-Madeira e que contou com a participação da candidata ao Parlamento Europeu, Sara Cerdas. A iniciativa – uma conversa informal sobre o ideal europeu – contou também com os contributos da vereadora da Câmara Municipal do Funchal, Madalena Nunes, e do gestor cultural Maurício Marques.

A candidata socialista às eleições europeias aproveitou para destacar a importância da Europa no nosso dia-a-dia, lembrando que «muitas das nossas conquistas», nomeadamente o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida a que se assistiu nas últimas décadas, foram possíveis em parte por pertencermos à União Europeia.

Nesta conversa informal, Sara Cerdas abordou igualmente o manifesto do PS para estas eleições, designadamente um novo contrato social para a Europa que assenta numa agenda social, numa agenda de crescimento e emprego e numa agenda de inovação e sustentabilidade.

Sara Cerdas recordou também o facto de, nas últimas eleições europeias, apenas um em cada três eleitores da Região ter ido votar. Nesse sentido, considerou que neste ato eleitoral «os madeirenses têm uma oportunidade de mostrar o seu apoio à Europa, que são europeístas e que queremos cá estar e, todos juntos, construirmos uma Europa mais solidária, mais forte e, nas nossas diferenças, promovermos o nosso crescimento».

Por seu turno, a vereadora Madalena Nunes transmitiu a ideia de que, «apesar de sermos uma ilha que está no meio do oceano, temos tudo a ver com a Europa» e que «tudo o que é pensado na Europa tem reflexos também cá neste pequenino território». «Todas as políticas que a nível local nós conseguimos cumprir, nós fazemo-lo sempre tendo em vista e tendo por sustentação conceptual as estratégias que são definidas a nível da Europa», referiu.

Madalena Nunes demonstrou como o trabalho que tem sido feito na CMF ajuda a cumprir a estratégia da Europa que está definida e focou algumas questões que estão contidas na Estratégia Europa 2020, que têm a ver nomeadamente com a educação, o emprego e a inclusão social.

Outro orador convidado foi o gestor cultural Maurício Marques, que afirmou que é na nossa riqueza e na nossa diferenciação cultural da Europa que reside o maior desafio. Segundo referiu, o grande desafio da Europa para os próximos anos «não é a questão do dinheiro, não é a questão do financiamento, não são as obras, mas sim como é que nós podemos evoluir como povo europeu, sem cada um de nós perder essa identidade que nos diferencia face ao resto do mundo».

De referir que o debate, moderado pelo vice-presidente do PS-M Miguel Iglésias, contou igualmente com a presença do presidente do partido, Emanuel Câmara, deputados, entre outros elementos.

redes sociais

PS Nacional

ps

 

acção socialista | digital

 

militante

 

Vídeos

 

newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter para saber as últimas novidades!