Convenção Autárquica
«O PSD lembrou-se que tem de ganhar eleições e é agora, só neste momento, que estão a trabalhar para isso, enquanto nós estamos a trabalhar desde o primeiro momento pelas pessoas e não nos esquecemos disso»
Convenção Autárquica
«O PS não defende há muito tempo estas medidas que Miguel Albuquerque está a apresentar agora. O PS já executa estas medidas onde é poder. Essa é que é a grande diferença»
A Madeira que queremos - Diálogos com Paulo Cafôfo
«O futuro da Madeira começou hoje. Vamos todos arregaçar as mangas!»
A Madeira que queremos - Diálogos com Paulo Cafôfo
«A nossa marca é a proximidade e o envolvimento dos cidadãos, da sociedade civil, na construção de um futuro comum»
A Madeira que queremos - Diálogos com Paulo Cafôfo
«Nós não queremos mudar o poder pelo poder. Temos uma estratégia de desenvolvimento para a Região assente numa agenda social, humanista, progressista, mas que quer, acima de tudo, mudar aquilo que tem sido um paradigma de um governo Regional que tem governado para o partido, tem governado para alguns interesses, não tem governado para o coletivo»
A Madeira que queremos - Diálogos com Paulo Cafôfo
«Temos uma Região que não tem petróleo nem diamantes, mas temos as pessoas, pessoas que querem concretizar sonhos, construir o futuro, que são trabalhadoras, empreendedoras e resilientes. É nestas pessoas, na sua educação, que nós devemos apostar, na qualificação da nossa população, porque esse é e será o principal fator de desenvolvimento»
1

PS PROTESTA PELAS MÁS CONDIÇÕES DO ESPAÇO DA CONSULTA DO ADOLESCENTE NO CENTRO DE SAÚDE DO BOM JESUS

O Grupo Parlamentar do PS-Madeira deu entrada, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, a um voto de protesto pelas más condições físicas do espaço da Consulta do Adolescente no Centro de Saúde do Bom Jesus e contra a morosidade nos trabalhos de requalificação deste espaço.

A Consulta do Adolescente ou Atendimento ao Jovem, em funcionamento desde 1989, é um serviço multidisciplinar composto por uma equipa de enfermagem (sendo um dos objetivos dar formação nas escolas e instituições com o intuito de informar para a prevenção), uma equipa de psicopedagogos, três médicas – consultas específicas de adolescente, uma assistente social, uma nutricionista, uma médica de Saúde Infantil e três terapeutas da fala. O atendimento faz-se durante doze horas por dia, entre segunda e sexta, e está disponível para jovens entre os 12 e os 21 anos.

De acordo com a deputada Sofia Canha, as problemáticas dos jovens são muito variadas e podem apresentar diferentes graus de gravidade, sendo que o recurso a esta consulta pelos jovens depende muito do seu grau de confiança nos serviços que são proporcionados, tanto pelos profissionais que os acompanham, como pelo conforto e privacidade das instalações. «E é precisamente este aspeto que tem falhado nos últimos anos», afirma a parlamentar socialista.

Este Centro de Saúde está em obras há muitos anos e é aquele que mais utentes consulta. O teto não está tapado e, por isso, quem lá trabalha está em contacto permanente com substâncias químicas, pós e óleos. Os fios de eletricidade estão enrolados na eminência de foco de incêndio, não há arejamento, isto é, não há uma janela ou uma porta por onde entre ar, e daí a falta de condições de trabalho deste serviço. A secretaria não tem privacidade, todos ouvem e sabem os assuntos que nela são tratados, porque o espaço é exíguo e partilhado.

Todos reconhecem que é necessário investir na melhoria das infraestruturas de proximidade para melhor prevenção, investindo na melhoria de recursos humanos e de equipamentos, otimizando a rede de cuidados primários e hospitalares.

redes sociais

agenda

acção socialista | digital

 

militante

 

Vídeos

 

newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter para saber as últimas novidades!