1

SECRETÁRIO DE ESTADO DIZ QUE QUADRO FINANCEIRO PROPOSTO PELA COMISSÃO EUROPEIA É «INSUFICIENTE»

O secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, disse que o futuro quadro financeiro plurianual da Comissão Europeia é «insuficiente» quanto à “Estratégia Portugal 2030”, particularmente para as regiões da Madeira e dos Açores.

No encontro “Madeira pós-2020, Pensar o Futuro”, que se realizou no Funchal, numa iniciativa da eurodeputada do PS Liliana Rodrigues, o secretário de Estado afirmou que «aquilo que nós percebemos das principais propostas que surgiram na semana passada da Comissão Europeia, relativamente ao futuro quadro financeiro plurianual, é que essas propostas são manifestamente insuficientes e desde logo para a própria Europa». Nelson de Souza salientou que, num quadro de propostas orçamentais insuficientes, «as dificuldades acrescidas» para as regiões ultraperiféricas como a Madeira e os Açores «serão maiores». Para o secretário de Estado, a Europa não só deve criar as condições para as suas políticas de coesão, agrícola comum, apoio à inovação e à qualificação, mas também para responder às novas necessidades, como a segurança, a segurança das fronteiras e o combate ao terrorismo.

O governante defendeu que a União Europeia deve dar também atenção «às políticas e aos critérios de distribuição do bolo da coesão» de modo a apoiar regiões como a Madeira e os Açores, que «têm problemas acrescidos de insularidade e de ultraperifericidade».

redes sociais

acção socialista | digital

 

militante

 

newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter para saber as últimas novidades!