1

MULHERES SOCIALISTAS ASSINALAM DIA PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

O Departamento Regional das Mulheres Socialistas (DRMS) assinalou o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. O DRMS promoveu uma atividade que envolveu a leitura de um pequeno excerto das "Novas Cartas Portuguesas" que foi realizada pelo escritor Jorge Ribeiro Castro, seguindo-se um espaço de discussão que foi moderado por Elisa Seixas.

Para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres - 25 de Novembro, o Departamento das Mulheres Socialistas da Madeira convidou a ouvir a leitura do texto " O Cárcere", capítulo extraído do livro "Novas Cartas Portuguesas", pelo escritor Jorge Ribeiro de Castro, que foi seguida de tertúlia sobre a temática da violência contra as mulheres e meninas, moderada pela Dra. Elisa Seixas.

Neste que foi um ano negro para a RAM em termos de violência contra as mulheres o DRMS dá a conhecer este texto que é o relato de uma agressão com contornos de uma crueldade e brutalidade que acontece sem precisar de pretexto.

Escolhemos este livro, que é uma obra emblemática da literatura do séc. XX, porque ele nasceu de uma agressão a uma das escritoras. Foi a violência contra uma mulher que originou este livro.

Selecionamos este excerto, “O Cárcere”, escrito num registo duro, com palavras que chocam, para que a crueza desta agressão possa despertar as consciências que ainda se encontram adormecidas e que toleram atos de violência e agressão. Não falamos só de agressores e de vítimas, falamos da necessária responsabilização de toda a sociedade. Para que nunca mais se fechem os olhos às agressões para com as mulheres; para que nunca mais se justifiquem ou desculpabilizem agressões.

Porque não existe violência justificável, existe apenas violência.

Porque uma sociedade evoluída é intolerante à violência.

A iniciativa teve lugar no sábado, no Museu Café na Praça do Município.

redes sociais

agenda

acção socialista | digital

 

militante

 

newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter para saber as últimas novidades!